© Design de Laura Machado | Criado com Wix.com

RESENHA: Velvet Undercover (Brown, Teri)

August 3, 2019

Sinopse:

Samantha Donaldson’s family has always done its duty for the British Crown. In the midst of World War I, seventeen-year-old Sam follows in their footsteps, serving her country from the homefront as a Girl Guide and messenger for the intelligence organization MI5. After her father disappears on a diplomatic mission, she continues their studies of languages, high-level mathematics, and complex puzzles and codes, hoping to make him proud.

When Sam is asked to join the famed women’s spy group La Dame Blanche she’s torn—this could be the adventure she’s dreamed of, but how can she abandon her mother, who has already lost a husband to the war? But when her handlers reveal shocking news, Sam realizes there’s no way she can refuse the exciting and dangerous opportunity.

Her acceptance leads her straight into the heart of enemy territory on a mission to extract the most valuable British spy embedded in Germany, known to the members of LDB only as Velvet. Deep undercover within the court of Kaiser Wilhelm II, Samantha must navigate the labyrinthine palace and its many glamorous—and secretive-residents to complete her assignment. To make matters worse she finds herself forming a forbidden attraction to the enemy—a dangerously handsome German guard. In a place where personal politics are treacherously entangled in wartime policy, can Samantha discover the truth and find Velvet before it’s too late…for them both?

From author Teri Brown comes the thrilling story of one girl’s journey into a deadly world of spycraft and betrayal—with unforgettable consequences.

 

 

 

O QUE EU ACHEI:

 

É difícil descrever meu alívio ao descobrir que esse livro é tão bom quanto eu precisava que ele fosse! Tinha acabado de ler um que não só deixou muito a desejar, como chegou a estragar uma trilogia para mim e, quando abri esse, vi que só tinha 328 páginas. Meu medo do livro nunca conseguir se desenvolver ou ser mal escrito era grande e eu comecei a ler com muita apreensão. Logo nos primeiros capítulos, fiquei com mais medo ainda de me decepcionar, porque já comecei a gostar muito! Mas ele foi muito bom até o final!

O livro tem a maior combinação de elementos que eu amo que já encontrei: Londres, Berlim, espionagem, personagem feminina forte (mais de uma, que se ajudam), romance sutil, guerra, viagens, realeza, ficção histórica, YA e guardas reais. Sim, tudo que eu mais amo em séries e livros. Ainda bem que não me decepcionei em nada!

A protagonista e narradora, Samantha, não é uma super expert em espionagem. Na verdade, ela é um pouco nova demais para isso, e acho que essa foi a parte que eu mais gostei. Ela é bem inteligente, nunca me fez revirar os olhos por alguma atitude idiota, tem seus defeitos, mas é bem consciente de cada um deles. O desenvolvimento dela é muito bom também, desde seus objetivos comuns de antes na Inglaterra até o epílogo, depois de tudo, tanto em questão de espionagem, quanto pessoalmente.

O enredo tem um ritmo super dosado, você nunca sente que não está saindo do lugar ou que tudo está indo rápido demais. Adorei todas as ramificações da trama, as reviravoltas e os personagens, cada um mais instigante que o outro. O livro realmente foi muito bem escrito e não dá para dizer que a autora errou em nada. Tudo fez sentido, foi realista, mas, ao mesmo tempo, parecia ser sobre um filme de espionagem jovem adulto, divertido. O romance - que mal deve ser chamado de romance, para ser honesta, - é com um cara apaixonante e é um detalhe só. Sim, eu adivinhei quem era Velvet praticamente desde que certa personagem apareceu na história, mas isso não atrapalhou em nada, porque o enredo era bem mais complexo do que só essa descoberta.

 

 


Mas é claro que, apesar de eu ter adorado o livro, estar mega aliviada de saber que ele não decepciona e querer loucamente que a autora escreva uma sequência (sei que não vai acontecer, mas isso não impede meus sonhos), tenho crítica a fazer também. Acredito de verdade que tudo aconteceu no ritmo ideal, mas eu queria que a autora tivesse dado um pouco mais de substância para algumas cenas. Para algumas pessoas, seria só encheção (e espero que nenhuma editora tenha tirado isso se esse tiver sido o instinto da autora), mas para mim é esse trabalho extra em nos fazer entrar na cabeça da protagonista que nos faz sentir o que ela sente. Sim, eu fiquei tensa em alguns momentos, mas dava para a autora ter explorado tanto em tantos momentos, que não pude evitar perceber o quanto esse livro teria ficado ainda mais épico.

 

 

Mesmo assim, isso definitivamente não chega a estragar o livro em nada. Não vai ser o livro mais inteligente de espionagem do mundo, ainda mais que ele é classificado como YA, nem vai ser o mais tenso ou qualquer coisa assim. Mas é uma leitura ótima e eu me diverti tanto com cada detalhe da história, que não queria ter que abandoná-la agora. Queria uma sequência, uma série, um filme, tudo que pudesse nesse universo! Por mais livros assim no mundo!

Please reload

Curta

Sobre a Autora

Laura Machado

Laura Vieira Machado nasceu em Minas Gerais em 1991. É formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo. Fala cinco línguas e, quando tinha vinte anos, foi morar na Europa durante dez meses, alternando entre Alemanha, França e Espanha, aproveitando para visitar vários outros países e colecionar memórias inesquecíveis. Na Inglaterra, fez questão de conhecer a casa onde morou Jane Austen, uma de suas autoras preferidas. É mais viciada em café do que Elisa Pariseau. Assiste a muitas séries e não conseguiria viver sem música. É apaixonada por livros românticos e intensos. Escreve o que lhe dá vontade de ler.

Siga a Autora

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • skoob

A Princesa Escondida

Primeiro livro da série, A Princesa Escondida foi publicado em Junho de 2017 pela Editora Novo Século, com o selo Talentos da Literatura Brasileira. 

Sobre o Livro

Primeiro livro da série, A Princesa Escondida foi publicado em Junho de 2017 pela Editora Novo Século, com o selo Talentos da Literatura Brasileira. 

Para comprar,

clique aqui.

A Princesa Escondida

Você concorda? Discorda? Quer falar alguma coisa? Deixe um comentário ou me mande uma mensagem por aqui.