© Design de Laura Machado | Criado com Wix.com

RESENHA: Neve e Cinzs (Raasch, Sara)

August 30, 2019

Sinopse:

Dezesseis anos atrás o Reino de Inverno foi conquistado e seus cidadãos, escravizados, sem família real e sem magia. A única esperança de liberdade para o povo do reino jaz nos oito sobreviventes que conseguiram escapar, e que seguem esperando uma oportunidade para recuperar a magia de Inverno e reconstruir o reino. Meira, uma órfã desde a derrota de Inverno, passou a vida inteira como refugiada, criada por Senhor, o general dos inverninos. Treinando para se tornar uma guerreira — e desesperadamente apaixonada pelo melhor amigo e futuro rei, Mather —, Meira faria qualquer coisa para ajudar o Reino de Inverno a retomar seu poder. Então, quando espiões descobrem a localização de um medalhão antigo capaz de devolver a magia ao reino, Meira decide ela mesma encontrá-lo. Finalmente ela está escalando torres e lutando contra soldados inimigos como sempre sonhou. Mas a missão não sai como planejado, e logo Meira se vê mergulhada em um mundo de magia maligna e poderosos perigosos. De repente, ela percebe que seu destino não está, e nunca esteve, em suas mãos. A estreia de Sara Raasch é uma fantasia cheia de ação sobre lealdade, amor e a capacidade de determinar o próprio destino. 

 

O QUE EU ACHEI:

 

Vou admitir que só comecei a ler esse livro pela culpa de tê-lo na minha estante por tempo demais sem ler (três meses!) e que não estava especialmente animada para a sua história. Eu o tinha colocado na minha lista e comprado, porque duas das pessoas em quem mais confio tinham dado pelo menos quatro estrelas (e elas praticamente nunca dão cinco, então quatro significa que é um livro ótimo), mas antes de dar uma chance à Neve e Cinzas, fui ler The Kiss of Deception, que é no mesmo estilo, e me decepcionei completamente.

 

 

Ou seja, estava sem muita vontade de ler outro livro com praticamente o mesmo tema. Honestamente, acredito que, se eu já não estivesse cansada do gênero, teria gostado ainda mais; mas o fato de toda a base da história ser teoricamente algo que não estava me agradando fez tudo ser ainda mais surpreendente. Não só consegui superar isso, como estou extremamente feliz de ter lido e não deixado séries piores me fazerem desistir dessa.

E essa é a parte mais importante da minha resenha: se você leu The Kiss of Deception e amou, vai amar esse. Se leu e odiou, vai finalmente encontrar um livro no mesmo estilo que é realmente bom. Melhor ainda, porque este daqui tem mais enredo do que As Crônicas do Amor e Ódio têm em todos os seus livros, e olha que (na edição que eu li) tem só 416 páginas.

Neve e Cinzas não teve muito hype, seu mapa é simples e os livros não são tão populares quanto merecem. Mas tem uma protagonista humana, com vulnerabilidades e forças, que se desenvolve e tem relações complexas com outros personagens. Tem também um enredo cheio de acontecimentos, com o maior número de reviravoltas que eu já vi em um livro (sem começar a ficar apelação), além de uma criação de mundo impecável, apesar dos nomes dos reinos serem um pouco caricatos. Tem uma escrita linda também, com frases inspiradoras. E tem um triângulo amoroso, que conseguiu inacreditavelmente me fazer ficar em muita dúvida entre os dois caras, de tão bem que foi trabalhado.

Honestamente, eu tenho só duas pequenas críticas a fazer, tão pequenas que não conseguiram ganhar do quanto eu gostei do livro - e acabei dando cinco estrelas mesmo assim. A primeira é que o enredo é realmente rápido, cheio de ação e acontecimentos, e em alguns momentos, só em alguns mesmos, senti que podia estar um pouco rápido demais. A outra crítica é para o começo do livro, apesar de que isso acontece - ainda que mais esporadicamente - por pelo menos 150 páginas: muita coisa é explicada mais do que deveria. Não chega a ser realmente um infodump, mas foram coisas repetidas mais do que o necessário, como se a autora tivesse medo do leitor não estar acompanhando todos os detalhes. Talvez seja melhor pecar por informação demais do que de menos, mas o editor poderia ter percebido que estava começando a ficar um pouco repetitivo.
 

 

Mas isso mal importa, já que o livro é muito dinâmico e tem uma leitura extremamente viciante! Achei difícil parar de ler, - li em duas sentadas! - sempre me prometia que ia parar e acabava lendo mais umas cinquenta páginas. Se você gosta de histórias de alta fantasia com magia, reinos e lutas de espadas, além de uma protagonista forte e incrível que se descobre no meio de uma guerra, o que está esperando para ler? Vai com fé que você não vai se decepcionar!

Please reload

Curta

Sobre a Autora

Laura Machado

Laura Vieira Machado nasceu em Minas Gerais em 1991. É formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo. Fala cinco línguas e, quando tinha vinte anos, foi morar na Europa durante dez meses, alternando entre Alemanha, França e Espanha, aproveitando para visitar vários outros países e colecionar memórias inesquecíveis. Na Inglaterra, fez questão de conhecer a casa onde morou Jane Austen, uma de suas autoras preferidas. É mais viciada em café do que Elisa Pariseau. Assiste a muitas séries e não conseguiria viver sem música. É apaixonada por livros românticos e intensos. Escreve o que lhe dá vontade de ler.

Siga a Autora

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • skoob

A Princesa Escondida

Primeiro livro da série, A Princesa Escondida foi publicado em Junho de 2017 pela Editora Novo Século, com o selo Talentos da Literatura Brasileira. 

Sobre o Livro

Primeiro livro da série, A Princesa Escondida foi publicado em Junho de 2017 pela Editora Novo Século, com o selo Talentos da Literatura Brasileira. 

Para comprar,

clique aqui.

A Princesa Escondida

Você concorda? Discorda? Quer falar alguma coisa? Deixe um comentário ou me mande uma mensagem por aqui.